O Programa Plantadores de Rios vai restaurar a mata ciliar de rios amazônicos.
É a política pública avançando rumo aos objetivos do nosso projeto. É o que defendemos!!!!
O Ciliar Só Rio Acre vai acompanhar a evolução desta discussão e divulgar no blog. Vamos torcer por avanços!!
O Ciliar Só Rio Acre vai acompanhar a evolução desta discussão e divulgar no blog. Vamos torcer por avanços!!
PROGRAMA PLANTADORES DE RIOS
Durante evento na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer também assinou decreto que torna o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima parte da legislação brasileira e lançou o Programa Plantadores de Rios, para proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água.
Plantadores de Rios
Entre as inovações do programa Plantadores de Rios está um aplicativo interativo que permite a conexão de proprietários de imóveis rurais inscritos no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) com pessoas e instituições que queiram investir na proteção e recuperação de florestas. O Sicar já mapeou 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanente, dos quais 6 milhões precisam ser recuperados. O sistema já cadastrou 1,5 milhão de nascentes.
“O Sicar é uma importante fonte de dados para o programa. Apoiamos a construção do programa em três eixos: manejar para disponibilização de insumos; iniciativas para recuperação de APPs hídricas, e o aplicativo”, disse o ministro referindo-se ao Plantando Rios.
Para o ministro do Meio Ambiente, o programa vai ajudar a combater a crise hídrica em algumas regiões do país: “o programa Plantando Rios protegerá e recuperará nascentes e áreas de preservação permanentes de cursos de água, de forma a combater a crise hídrica que tem atingido o país mais e com maior gravidade a cada ano. Não dá para combater apenas o que está entre o reservatório e a torneira. Temos de ir à raiz do problema”.
Por: Pedro Peduzzi
Fonte: Agência Brasil – EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário