sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

INFORMAÇÕES FENOLÓGICAS DAS ESPÉCIES FLORESTAIS DE MAIOR IVI MATA CILIAR NOS MUNICÍPIOS DE RIO BRANCO E EPITACIOLÂNDIA, ACRE.

Erica Lima

O estudo fenológico das espécies com maior valor de importância na mata ciliar é uma informação fundamental para a compreensão da dinâmica da população, principalmente porque define as fases ou etapas do ciclo vital das plantas e sua ocorrência ao longo do ano, em função dos fatores bióticos, abióticos e as interações relacionadas a esses eventos.
Conhecer os mecanismos de polinização e os ritmos de ocorrência e duração dos eventos reprodutivos é importante para entender o funcionamento e estrutura dessas comunidades vegetais, pois esses processos afetam a distribuição espacial, riqueza e abundancia das espécies, bem como a sua estrutura trófica e fenodinâmica (MORELLATO, 1991).
Os estudos da fenologia das espécies florestais de maior valor de importância na mata ciliar do Rio Acre aumenta o conhecimento sobre as estratégias de sobrevivência de cada uma, o que indiscutivelmente é fundamental em trabalhos de recomendação de espécies para recuperação de áreas degradadas, principalmente se tratando de áreas consideradas pela legislação como de preservação permanente. Assim, este trabalho teve como objetivo principal reunir informações sobre fenologia das principais espécies florestais com maior Índice de Valor de Importância (IVI) mata ciliar, nos municípios de Rio Branco e Epitaciolândia.
Foram pesquisadas 35 espécies advindas de um inventario de composição florística e posterior IVI mata ciliar que foi realizado no vale do Rio Acre (Inventario Florísticos da Mata ciliar e índice de valor de importância mata ciliar, realizado pelo Projeto Ciliar Só Rio Acre, 2010). Para a realização da presente pesquisa foram realizadas revisões bibliográficas incluindo livros, artigos científicos, teses, dissertações, pesquisas na rede mundial de computadores – internet, revistas como em outras fontes. Além disso, ocorreram visitas na biblioteca da Universidade Federal do Acre, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, Embrapa e FUNTAC (Fundação de Tecnologia do Estado do Acre) em busca de dados para complementar a presente pesquisa científica.
Dentre as 35 espécies estudadas, somente de 12 foram encontradas informações fenológicas, o que corresponde a 34,3% das espécies pesquisadas. A característica fenológica mais estudada é a floração, pois do total, 12 espécies já foram observadas quanto a essa particularidade. Em relação à frutificação, somente 10 espécies foram pesquisadas.
No geral, o estudo mostra que existe uma grande carência de conhecimento das características fenológicas das espécies florestas estudadas, pois somente 34,3% e 28,3% delas passaram por pesquisas sobre a frutificação e floração.
Com base no presente estudo verifica-se a necessidade de estudos básicos sobre fenologia das espécies de maior ocorrência na mata ciliar dos municípios de Rio Branco e Epitaciolândia.


                        REFERENCIA

MORELLATO, L. P. C. Fenologia de árvores, arbustos e lianas em uma floresta semidecídua no sudeste do Brasil. 1991 Tese (Doutorado em Ecologia) – UNICAMP, São Paulo. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000035460&fd=y>. Acessado em: 28 jun. 2011.

Bolsista Erica Lima na apresentação de sua monografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre