segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto Ciliar Só Rio Acre visita mais 2 municípios

Alana Chocorosqui Fernandes*

Como parte do projeto de extensão, mais dois municípios foram visitados para a apresentação dos resultados obtidos através do projeto Ciliar Só Rio Acre. Foi à vez de Epitaciolândia, com audiência realizada na Câmara Municipal  dia 29 de setembro e de Assis Brasil, com audiência no dia 30 de setembro.
Epitaciolândia é o município que apresenta os maiores índices de desmatamento da mata ciliar do Rio Acre, esta localizado no sudeste do estado do Acre com uma área de 1.659 km². O município limita-se ao norte com Xapuri, ao sul e a leste com a Bolívia e a oeste com Brasiléia.


Já em Assis Brasil, a conservação da mata ciliar é a melhor dos oito municípios banhados pelo Rio, talvez isso ocorra devido sua localização geográfica, já que a cidade situa-se a 345 km ao oeste da capital do Estado, à margem esquerda do Rio Acre.  Faz fronteira com o município de Brasiléia ao leste, ao sul têm fronteiras internacionais com o Peru e a Bolívia e ao oeste só com o Peru. Ao norte o Rio Iaco  separa Assis Brasil do território municipal de Sena Madureira. Ambos os municípios possuem fronteiras binacionais, sendo o Rio Acre esse divisor. 


É possível perceber, através das discussões estabelecidas em cada uma das câmaras, que a realidade hoje vista pela população e bem diferente da de anos atrás. Em Assis Brasil, por exemplo, os parlamentares se lembraram da fartura de peixe antes encontrada na região, bem como seu potencial hidroviário, que no ciclo da borracha transportava grandes embarcações desta para o comercio e hoje não permite na época da seca nem mesmo o transporte de pessoas em pequenas embarcações.
A presença da população na audiência em Epitaciolândia nos mostrou a preocupação destes com o meio ambiente já muitos vivem próximos do rio, é já puderam perceber as mudanças. Em Assis Brasil, a discussão foi ainda potencializada, pela presença do ICMBio, que também colaborou nas discussões, fortalecendo a importância da preservação das matas ciliares.
Agora o projeto espera que após a visualização da apresentação e de posse de folder, lista de espécies, largura da mata ciliar e da proposta de lei para mata ciliar elaborada pelo projeto, Epitaciolândia e Assis Brasil, através de seus vereadores, possam refletir sobre o tema e façam uso das informações recebidas para elaborar e apresentar uma lei do município para a mata ciliar. Assim esperamos mudar essa realidade hoje vivida e oferecer a essas populações um rio com qualidade de água e de pesca.

*Acadêmica de Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e bolsista do projeto.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre