quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Vereadores de Porto Acre discutem Ciliar Só-Rio

Após concluir um amplo e pioneiro conjunto de pesquisas sobre a mata ciliar do Rio Acre, a equipe de pesquisadores envolvidas no Projeto Ciliar Só-Rio Acre irá discutir os resultados obtidos em cada uma das oito Câmaras de Vereadores dos municípios cortados pelo rio em território acriano.
A primeira audiência pública vai acontecer na próxima terça-feira em Porto Acre, às 9 horas e toda população esta convidada.
O projeto tem como objetivo maior reverter às condições de assoreamento, de quantidade e de qualidade da água, por meio da restauração florestal da mata ciliar, para realiza-lo, o projeto conta com um orçamento de 200 mil reais, oriundos do CNPq e é executado por uma parceria entre a Ufac e Unesp.
Desde janeiro de 2011 o projeto realizou pesquisas e levantamentos sobre a mata ciliar nos oito municípios cortados pelo Rio Acre, e hoje conta com um importante conjunto de informações que contêm mapas de cobertura vegetal, trechos críticos, lista de espécies com maior valor de importância, largura ideal da mata ciliar, cartilhas, folder e demais materiais de extensão, todos feitos especificamente para cada um dos municípios.
A partir desta reunião de conhecimento, o projeto passa para uma nova fase neste segundo semestre de 2011, onde conta com a visita a cada município cortado pelo Rio Acre, para através do programa de extensão convencer as Câmaras Municipais e Secretarias do Meio Ambiente que a recuperação das matas ciliares com as espécies recomendadas e a manutenção da mata ciliar com uma largura especifica são essenciais para manutenção da qualidade do Rio.
A primeira visita será ao Município de Porto Acre, localizado no nordeste do estado, com cerca de 2.985 km². Em seção na Câmara Municipal será apresentado o projeto, bem como haverá a distribuição de material informativo, a ideia principal esensibilizar os legisladores para o comprometimento na replicação das ações do projeto em todo leito do Rio Acre que corta o território municipal, além da elaboração de projeto de lei que deverá ser aprovado definindo uma nova largura de mata ciliar.
A responsabilidade de retirar o Rio Acre do grave estágio de degradação no qual se encontra deve ser uma prioridade para a sociedade acreana, a academia através do curso de Engenharia Florestal da UFAC, fez sua parte fornecendo subsidio para a recuperação, agora e preciso aplicar esse conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre