quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Objetivos do projeto

O projeto pretende de forma articulada e envolvendo as administrações municipais dos oito municípios, resgatar dois elementos da importância estratégica dessa Bacia. Primeiro, sua capacidade de navegação há muito comprometida para escoamento da produção. Segundo, seu potencial para oferta de alimentos para um expressivo contingente de produtores extrativistas e ribeirinhos.


O instrumento concebido para isso é a revegetalização da mata ciliar de toda Bacia Hidrográfica. A inovação tecnológica que impregna toda concepção da proposta é a possibilidade de aliar extrativismo econômico e conservação ambiental tendo como referência a seleção de espécies originalmente corrente nessa área, a definição de lay out apropriado de revegetalização e o estabelecimento de ciclos de extração compatíveis com aquela realidade.



 O projeto se encerra com um intenso processo de mobilização social a ser desencadeado em cada município em torno de uma discussão mais que propícia: a definição da largura acertada da mata ciliar para cada realidade municipal, indo além das definições estanques do Código Florestal. Uma legislação municipal, a ser aprovada na Câmara, denominada de Lei da Mata Ciliar, concluirá com êxito as atividades do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre