sexta-feira, 10 de março de 2017

Livro sobre Mata Ciliar no Rio Purus e lançado 


             Como parte da expertise de alguns docentes da Ufac e sua equipe, mais uma publicação sobre mata ciliar é lançada. Desta vez, o destaque e para o Rio Purus. 
            O livro pretende apresentar os resultados do Projeto de Pesquisa intitulado: "Ciliar Cabeceiras do Purus" trazendo a discussão de duas premissas; a primeira é que o Rio Purus é a primeira barreira à expansão do crescente desmatamento no Acre; e a segunda, é a afirmação de que está nesta vegetação ciliar a solução para o equilíbrio hidrológico do rio. 

            O Projeto Ciliar Cabeceiras do Purus foi aprovado por meio do Edital MCT/CNPq/CT-Agro nº 26/2010 - Reflorestamento em Áreas Degradadas Visando Restauração Ambiental, Serviços Ecológicos e outros usos, Chamada 1 - Propostas Individuais, e contou com orçamento de R$ 100.000,00, sendo seu principal objetivo o diagnóstico da dinâmica florestal presente na mata ciliar do Rio Purus, em especial o trecho que corta as cidades de Sena Madureira (desde a foz do rio Iaco), Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus (em direção à sua nascente no Peru), considerado, para efeito dos estudos, como a área de influência da cabeceira. 
        O projeto que teve inicio em 2010 encerrou suas atividades em 2016, sendo a publicação do Livro do Projeto a ultima ação realizada, já no começo de 2017. Com o titulo: "Ciliar Cabeceira: mata ciliar no rio Purus" o livro traz em suas 262 páginas uma ampla discussão sobre a importância da mata ciliar, além de dados sobre a bacia, suas ações e resultados alcançados. 
          O projeto teve como referência sua experiencia anterior no Projeto Ciliar Só-Rio Acre, base para a elaboração e aprovação desta proposta.  Foram 10 dias de expedição para coleta de dados que, assim como projeto referência, apresentou o resultados sobre a composição florestal local, sobre as 20 espécies de maior valor de importância (IVI Mata Ciliar) e a utilização de procedimento metodológico para calculo da Largura Técnica da mata ciliar. 

             O grupo de pesquisadores, liderados pelo professor da UFAC, Dr. Ecio Rodrigues, envolve uma serie de profissionais, entre eles, doutores, mestres, ex alunos e alunos da Universidade que completam uma equipe multiprofissional  com experiencia na área florestal, totalizando em 2017 duas publicações nesta área.

             Para os interessados, a aquisição do livro pode ser feita nas livrarias Paim e Betel, em Rio Branco. Mais informações consulte o blog: http://ciliarcabeceirasdopurus.blogspot.com.br

Alana Chocorosqui Fernandes 
Eng. Florestal e co autora do livro
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre