* Ecio Rodrigues
Antes de tudo, cabe informar
que as 44 queimadas de 1998 foram realizadas durante todo o mês de outubro,
enquanto as 1.396 queimadas de 2020 foram registradas até o dia 13 – ou seja,
ainda restavam 17 dias de fogo em outubro no Acre.
Aos incrédulos, o recorde
absurdo e desalentador pode ser aferido no portal do Programa de Monitoramento
de Queimadas do Inpe: http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/
Mas, deixando de lado a
minoria desinformada que prefere a escuridão às estatísticas, para os que se
preocupam com a realidade da destruição florestal fica um sentimento de desesperança,
uma impressão de que não há solução para as queimadas.
Sem embargo, importa
escalarecer que, de maneira direta ou indireta, as duas principais tragédias
ecológicas amazônicas – desmatamento e queimadas – estão presentes na maior
parte dos estudos realizados na região.
Nos últimos 30 anos,
pesquisadores vinculados a universidades, instituições de pesquisas (como é o
caso da Embrapa) e organizações não governamentais se dedicaram a encontrar
soluções e alternativas – a fim de extirpar as duas práticas nocivas.
E soluções e alternativas foram
encontradas.
Ainda na década de 1990, os
estudos se direcionaram a demonstrar os efeitos trazidos pelo investimento
público no aparato de fiscalização e de repressão ao produtor que desmata e
queima irregularmente.
Como tudo na vida, o
resultado produzido pela fiscalização encontra limites. Explicando de forma bem
resumida, o sucesso da fiscalização reside na quebra da inércia, ao reverter
uma comprovada tendência de alta.
Um sucesso que, conforme demonstrado
com fartura de dados nas estatísticas do Inpe, dura, na melhor das vezes, por
duas safras – ou por 2 anos consecutivos, para o caso da criação extensiva de
boi praticada no Acre.
Significa dizer que o efeito
da fiscalização é de curto prazo.
E esse efeito de curto prazo
independe do volume de recursos investidos – ou, como prefere a ladainha repetida
pelo pessoal do raciocínio fácil, da “vontade política” para fiscalizar.
Ao longo de 22 anos de registros
regulares das queimadas (as medições do desmatamento se iniciaram bem antes), muito
dinheiro foi investido; por outro lado, nenhuma liderança política que tenha ocupado
cargo de relevância nesse período possui, em seu currículo de autoridade pública,
a pecha de defensor do desmatamento ou das queimadas.
Muito pelo contrário, os
gestores públicos são unânimes quanto à existência de um suposto compromisso dos
criadores de gado no Acre com o meio ambiente.
Por isso, o passo seguinte
para tentar prolongar o efeito de curto prazo da fiscalização passou a ser a
realização de campanhas de conscientização do produtor.
Programas de sensibilização,
conscientização e convencimento (parecem a mesma coisa, mas todo extensionista
sabe que não são) passaram a integrar a ação estatal, consumindo todos os anos o
orçamento público, sem retorno palpável. A fumaça continuou a sair do mesmo
lugar.
Desde 1998 até chegar no
perigoso recorde deste outubro, mês que a partir de 2020 passa a formar a tríade
dos meses do fogo no Acre (juntamente com agosto e setembro), foram realizadas operações
anuais de fiscalização e, no mínimo, 22 campanhas para conscientizar o
produtor.
De volta à resposta por
soluções, a principal responsável pelo desmatamento e pelas queimadas no Acre
foi identificada pelos pesquisadores há muito tempo: a pecuária extensiva de
gado, que substitui a floresta por capim.
Ciente disso, o caminho
seria, por óbvio, instituir sistemas que desmotivem o produtor a abraçar essa
atividade produtiva de lucro privado questionável e prejuízo público evidente.
O ambiente de negócios para
a pecuária extensiva no Acre deveria inibir o produtor.
Em se mantendo promissor,
não faltará motivação para queimar por mais 22 anos.
*
Professor Associado da Universidade Federal do Acre, engenheiro florestal,
especialista
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