terça-feira, 17 de setembro de 2019



Ecologistas e a política
* Ecio Rodrigues
Diante da crise ecológica decorrente das mudanças climáticas e, em especial, após a assinatura do Acordo de Paris, cresce na Europa a importância política dos movimentos ecológicos – reunidos, a maior parte, nos partidos verdes.
A dimensão política assumida pelos ecologistas não é novidade. Alguns autores previram essa popularização com entusiasmo, e outros, com duras críticas.
Entre os críticos, as palavras de Hans-Magnus Enzensberger, publicadas em 1976, parecem bem atuais.
Segundo Enzensberger, o movimento ecologista é integrado por grupos diversos. Alguns deles com interesse político menos visível – os indivíduos preocupados com as plantas, os bichos, que incentivam a organização de mutirões para limpeza de praias e que, de maneira geral, são tão ingênuos que parecem até suspeitos.
No entanto, o visionário Enzensberger enfatiza que “a estupidez dessas iniciativas não deve criar dúvidas de que nelas pode estar oculto o germe de possíveis movimentos de massas”.
Continuando, o autor alerta ainda para existência de outro grupo, formado por descendentes do movimento hippie dos anos 70, geralmente dissidentes do protestantismo norte-americano, que ideologicamente tendem ao sectarismo, vivendo em comunidades alternativas que produzem sua própria comida, negando o aparato industrializado e optando por um ambiente natural.
Em que pese a suposta “pureza” desses grupos, alega o autor, não existe neutralidade social na argumentação ecológica. As condições de trabalho nas empresas europeias, no início da Revolução Industrial, evidenciam o caráter classista das questões ecológicas, uma vez que os pobres receberam a maior carga do impacto ambiental causado pelo processo industrial.
Por sinal, assevera Enzensberger, o impacto ambiental do industrialismo só foi alçado à categoria de risco planetário quando alcançou a classe média. O problema não era a insalubridade do chão da fábrica que atingia os mais pobres, mas sua alarmante generalização para outras classes sociais localizadas acima na pirâmide.
Finalmente, há que se considerar ainda a capitulação desses grupos de ativismo ecológico por grandes indústrias, enfatiza o autor. Trata-se, na verdade, de simulação dos empresários para demonstrar sensibilidade ambiental, quando estão interessados em, mais uma vez, que o Estado assuma os custos sociais da recuperação dos danos decorrentes de sua atividade econômica.
Para convencer, os industriais desenvolvem tecnologias de recuperação das áreas degradadas por sua própria poluição, criando dois mercados, um para o produto que sai das suas fábricas e outro para recuperar os danos ambientais do processo de produção.
Nesse momento, pseudoambientalistas industriais se unem aos ingênuos grupos de cidadãos ativistas, financiando campanhas de sensibilização enquanto ampliam sua capacidade de lucro.
Em síntese, Enzensberger considera a crise ecológica um fenômeno oriundo da decadência da sociedade burguesa, que, para se proteger, concebe esta decadência como sendo a decadência do planeta. Isto é, a burguesia se arvora fiel protetora do que ela mesma destruiu.
Nesse contexto, os partidos políticos ditos de esquerda, de maneira geral, têm assumido o debate ecológico como uma crítica à ideologia capitalista, por meio da máxima corriqueira de que “o capitalismo é o culpado”.
Entretanto, o socialismo russo, por sua vez, reforça o autor, também foi, de forma semelhante, agressivo e perdulário para com a natureza – e não logrou modificar a relação de produção que o capitalismo engendrou.
Concluindo, Enzensberger enfatiza que o colapso ecológico se dará por meio de uma crescente escassez que agudizará a pobreza sem destruir a riqueza. Isso trará processos conflituosos, que causarão a crise geral de abastecimento – que, por seu turno, será o ponto central da tragédia ecológica.
A realidade, em 2019, não deixa dúvidas: a crise ecológica é um fato, e a industrialização baseada em petróleo sua principal causa. Os ecologistas acertaram.


*Professor Associado da Universidade Federal do Acre, engenheiro florestal, especialista em Manejo Florestal e mestre em Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná, e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre