segunda-feira, 22 de agosto de 2011



Devemos conservar matas ciliares?

Zeina de Souza Ferrari Eloy
  
As matas ciliares servem para manter em equilíbrio os ciclos hidrológicos evitando assim a erosão do solo próximo ao fluxo de água, a perda de água e a redução da biodiversidade ampla de cada tipo de floresta existente na margem dos rios.
Com essa preocupação a UFAC contribui no esforço para melhoria do Rio Acre por meio da geração de conhecimento, o que é seu forte. Um conhecimento que não terá serventia alguma se não for levado até os agentes públicos que tomam decisões que podem ajudar ou comprometer o fornecimento de água para a população.

Indo além das pesquisas a academia passa a ser uma instituição que promove a discussão acerca de incentivos para conservação da mata ciliar, por meio, principalmente, da aprovação de leis municipais que definem, por exemplo, a largura mínima da mata ciliar dos oito municípios abastecidos pelo Rio Acre: Epitaciolândia, Capixaba, Xapuri, Assis Brasil (onde o rio é divisor físico da fronteira com a cidade de Iñapari no Peru), Brasiléia, Senador Guiomard, Rio Branco e Porto Acre.
As matas ciliares também podem servir de áreas  para animais que procuram a alimentação e refúgio, ao destruí-las se acaba com a diversidade faunística, diminuindo assim a alimentação de muitas populações que sobrevivem com a caça e a pesca do local. 
Enfim deve-se apoiar vários  projetos que incentivam a recuperação da mata ciliar com toda força para em um futuro próximo não olharmos para trás  e nos arrependermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre