quinta-feira, 25 de agosto de 2011



Ciliar só-Rio Acre foi discutido com Vereadores no Quinary

Alana Chocorosqui Fernandes*

Desde janeiro de 2011 o Ciliar Só-Rio Acre realizou um conjunto de pesquisas sobre a mata ciliar nos oito municípios cortados pelo Rio Acre. Hoje conta com uma importante experiência sendo, talvez, o projeto com maior acúmulo de dados sobre a mata ciliar do Rio Acre. Um leque de informações que inclui da fisionomia florestal, definição de trechos críticos, identificação das espécies florestais com maior Índice de Valor de Importância (IVI-Mata Ciliar) e, o mais importante, metodologia de cálculo da largura da mata ciliar adequada a cada realidade municipal.
Para levar essas informações aos interessados, ou seja, os parlamentares das Câmaras de Vereadores das cidades, foi elaborado uma variedade de materiais de Extensão Florestal composto por: cartilhas, folder, banner, livreto ente outros. Todos concebidos especificamente para cada um dos municípios.
A partir desta reunião de conhecimento, o projeto passa para uma nova fase neste segundo semestre de 2011, onde conta com a visita a cada município, para através do programa de extensão florestal convencer as Câmaras Municipais e Secretarias do Meio Ambiente que a recuperação das matas ciliares com as espécies recomendadas e a manutenção da mata ciliar com uma largura especifica são essenciais para manutenção da qualidade do Rio.
A primeira visita foi em Porto Acre, e agora, o segundo foi Senador Guiomard, que com uma área de 2.047 km², é o sétimo município mais populoso do estado. A reunião com a Câmara dos vereadores aconteceu nesta terça-feira, dia 23 de agosto de 2011, às 19h30min.




 Em seção na Câmara Municipal foi apresentado o projeto, bem como foi distribuído o material informativo, a ideia principal é sensibilizar os legisladores para o comprometimento na replicação das ações do projeto em todo leito do Rio Acre que corta o território municipal, além da elaboração de projeto de lei que deverá ser aprovado definindo uma nova largura de mata ciliar.
A responsabilidade de retirar o Rio Acre do grave estágio de degradação no qual se encontra deve ser uma prioridade para a sociedade acreana, a academia através do curso de Engenharia Florestal da UFAC, fez sua parte fornecendo subsidio para a recuperação, agora e preciso aplicar esse conhecimento.

(*) Alana Chocorosqui Fernandes e bolsista do projeto e acadêmica do curso de Engenharia Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre