segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

 

Quer entender mais sobre o potencial da biodiversidade florestal da Amazônia, adquira esse livro:

CILIAR CABECEIRA: MATA CILIAR NO RIO PURUS

Ecio Rodrigues & Aurisa Paiva

Pela primeira vez um projeto de pesquisa se propôs a analisar um tipo especial de vegetação, conhecida pela denominação de mata ciliar, na área de influência da cabeceira do rio Purus, em seu trecho brasileiro.

Longe da discussão terminológica, uma vez que muitos técnicos preferem usar outros nomes, a equipe de pesquisadores resolveu se debruçar sobre a composição e a dinâmica da floresta existente na mata ciliar.

Assumindo duas premissas decisivas, a primeira de que a bacia hidrográfica do rio Purus é a primeira barreira no rumo do vetor de expansão do desmatamento no Acre em direção ao interior e à fronteira com o Peru, a segunda que, está na mata ciliar a resposta para o equilíbrio hidrológico do rio, os pesquisadores procuraram respostas que possam se antecipar ao que parece implacável: a degradação ambiental da cabeceira do rio Purus.


Esse é o espinhoso tema desse livro que divulga a experiência do Projeto Ciliar Cabeceira do Purus, aprovado no CNPq com orçamento de R$ 100.000,00, cujo principal objetivo foi o diagnóstico da dinâmica florestal presente na mata ciliar do rio Purus no trecho que corta as cidades de Sena Madureira (desde a foz do rio Iaco), Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, em direção a sua nascente no Peru, considerada para efeito dos estudos como área de influência da cabeceira.

Afinal, parece haver certo consenso técnico de que a presença ou ausência da mata ciliar nos rios amazônicos pode significar maior ou menor, respectivamente, estabilidade da vazão do rio.

Não que a mata ciliar seja a única ou a principal responsável pela quantidade de água que corre no rio, longe disso, as características do relevo, do lençol freático, a dinâmica do desmatamento na área de influência da bacia hidrográfica e, mais que tudo, a pluviosidade, sempre vão interferir nas características hidrológicas do rio.

Não à toa que a sociedade diante de condições extremas de alteração de vazão, quando há seca ou alagação, em primeiro lugar se pergunta quais as razões que fizeram com que chovesse tanto, de forma tão rápida e naquele mesmo lugar.

Quem não se fez essa pergunta durante a alagação de 2015 ocorrida no Acre.

A pluviometria no trecho do rio Acre nas cidades de Brasiléia e Assis Brasil não deixa dúvida quanto a condição atípica da quantidade de chuva despejada naquela região. Um verdadeiro dilúvio, para usar um termo bíblico, embora São Pedro não tenha a nada ver com o ocorrido.

Existe uma sequência de raciocínio lógico que pode ajudar a entender melhor o ocorrido, que é mais ou menos assim:


Fácil observar que o desmatamento está raiz do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre