quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Ciliar Só-Rio Acre encerra audiências nas Câmaras Municipais

Alana Chocorosqui Fernandes*

Desde o dia 16 de agosto que a equipe de projeto Ciliar Só-Rio Acre está realizando visitas às Câmaras dos oitos municípios que tem o Rio Acre como curso d’água em seu território, e hoje, no dia 25 de outubro, se finalizou essas apresentações na Câmara municipal de Rio Branco.
Através de requerimento proposto pelo Vereador Elias Campos, e da aprovação dos demais vereadores, o projeto realizou sua apresentação na manhã do dia 25, por volta das 10h. Mesmo com a falta de energia durante a apresentação, foi possível perceber o empenho e vontade politica destes legisladores.
Além da palestra realizada, a equipe do projeto distribuiu a lista das 20 espécies de maior valor de importância, o panfleto com a largura da mata ciliar, o marca texto com endereço do blog e a proposta de lei para definição da largura da mata ciliar e espécies indicadas para a revegetalização da mata ciliar de Rio Branco. Proposta essa que já ficou sob responsabilidade do Vereador Elias Campos, apesar de outros também terem mostrado interesse em assumi-la, como foi o caso do Vereador Rodrigo Pinto.
No final da apresentação, os vereadores mostraram interesse através de suas falas, em contribuir para essa ideia saia do papel e se torne uma ferramenta para a gestão deste importante curso d’água, através da elaboração e aprovação de uma lei. Tal assunto já era preocupação nessa casa, que durante o próximo mês está discutindo esses assunto em audiência publica.
Com a sensação de dever cumprido, o projeto agora se prepara para colher os resultados dessas visitas, acompanhando o desenvolvimento do tema nas oito câmaras municipais.
Uma Lei Municipal da Mata Ciliar deverá ser apresentada e discutida em cada Câmara. O monitoramento desse processo de discussão, que determinará a eficiência do Programa de Extensão Florestal, é objetivo de uma monografia de conclusão do curso de Engenharia Florestal da UFAC.
Espera-se que algo seja feito para amadurecer essa ideia e que a partir daí, possamos ter essa importante ferramenta de gestão para conservar a bacia do Rio Acre.


(*) Alana Chocorosqui Fernandes é bolsista do projeto Ciliar Só Rio Acre e acadêmica do 10o período do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre