domingo, 16 de outubro de 2011

Câmara de Brasiléia discute o projeto Ciliar Só Rio Acre

Alana Chocorosqui Fernandes*

Na ultima terça-feira, dia 11 de outubro houve audiência com os vereadores do município de Brasiléia para apresentar os resultados obtidos nas pesquisas realizadas no âmbito do projeto Ciliar Só-Rio Acre. Um total de sete audiências foram realizadas em sete municípios visitados, faltando apenas a Câmara de Vereadores da capital Rio Branco receber o projeto.
Brasiléia é a cidade onde o Rio Acre faz fronteira com a Bolívia. A Mata Ciliar desse trecho do rio encontra-se bem degradada o que é agravado com o desmatamento realizado, igualmente, na margem boliviana, que possui legislação menos rígida sobre o tema.
Por volta das 9h iniciou a sessão em Brasiléia com a presença de sete dos oito vereadores eleitos. Estes após seguirem seus trabalhos iniciais, abriram espaço para a apresentação do projeto que foi acolhido por cada um.
Após apresentação, foi possível tirar duvidas e esclarecer melhor a ideia do projeto. O projeto ainda distribuiu material de divulgação composto de folder, marca texto, livreto com espécies e panfleto com a largura ideal da mata ciliar, além de um banner com informações especificas sobre o município, que foi disposto na sala de entrada da câmara.
Na continuação da sessão, os vereadores da casa lembraram ainda da importância do Rio Acre, assunto que eles declararam já ter como pauta, e se comprometeram a estudar a ideia, e sobre tudo a proposta de lei levada. Não podemos deixar de lembrar a participação popular na câmara, que esteve com lotação máxima em quase todo o dia.
A Câmara do município fica agora com a tarefa de discutir melhor o tema, buscar modos de juntar o conhecimento cientifico advindo da academia, através do curso de Engenharia Florestal da UFAC, com a política pública, através da elaboração da lei.

 (*) Alana Chocorosqui Fernandes é bolsista do projeto Ciliar Só Rio Acre e acadêmica do 10o período do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre