terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto Ciliar Só-Rio na fase da Extensão Florestal
* Ecio Rodrigues
É chegada a hora de levar a público o resultado de três anos de estudos realizados na mata ciliar dos oito municípios cortados pelo rio Acre em território estadual.
Na contramão da ideia de que o circuito acadêmico mantém sua atuação alheia à realidade que o cerca, o Projeto Ciliar Só-Rio Acre representa um esforço da Academia, em especial da UFAC e da Unesp, para a definição de coeficientes técnicos relacionados à bacia hidrográfica do Rio Acre.
Os indicadores científicos fornecidos pela pesquisa poderão embasar, em âmbito estadual e municipal, futuras atuações públicas no sentido de se reverter o atual quadro de degradação do rio, que coloca em risco o abastecimento urbano de água.
Contando com orçamento de 200.000 reais oriundos do CNPq, foi realizada uma série de estudos, com foco na compreensão da relação existente entre a mata ciliar e o equilíbrio hidrológico do rio, e cujos resultados – é sempre bom divulgar – estão disponíveis para consulta e cópia no blog mantido pelo projeto há mais de dez meses.
Os recursos possibilitaram, entre outros produtos, a elaboração de dois conjuntos de oito mapas que forneceram uma percepção clara do índice de desmatamento da marta ciliar nos oito municípios, indicando os trechos críticos que necessitam de recuperação em caráter emergencial.
Foi realizado ainda um vultoso Inventário Florestal, que abrangeu todo o perímetro da mata ciliar entre Porto Acre e Assis Brasil, e no qual foi efetuada a medição de mais de 10 mil árvores. O Inventário permitiu a definição de um coeficiente – a que se denominou Índice de Valor de Importância para Mata Ciliar (IVI-Mata Ciliar) -, que uma vez calculado, resulta na indicação das espécies florestais de maior importância para a mata ciliar dos municípios cortados pelo rio Acre.
Dessa forma, já é possível recomendarem-se as espécies que devem ser usadas numa futura restauração florestal dos trechos críticos de perturbação antrópica já mapeados. O aproveitamento de espécies que são endêmicas na própria mata ciliar atende ao previsto na Resolução 429/2011, do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama.
Mediante os resultados do mapeamento via satélite e do Inventário Florestal, os pesquisadores se debruçaram no desenvolvimento de uma metodologia específica para a delimitação técnica da largura mínima que deve ter a mata ciliar em cada município, a fim de garantirem-se tanto a integridade do rio, quanto a qualidade do abastecimento de água.
A concepção dessa técnica, que pode ser aplicada em outras realidades na Amazônia, certamente se configura na mais importante inovação tecnológica obtida pelo projeto.
Com efeito, uma metodologia científica para a determinação da largura das matas ciliares na Amazônia é mais que oportuna, num momento em que o país assiste às discussões em torno da lamentável proposta de alteração do Código Florestal - a ser votada no Senado e já aprovada pela Câmara Federal -, que prevê a redução das matas ciliares a meros 15 metros de largura.
Conscientizar e convencer os vereadores dos respectivos municípios abrangidos pela pesquisa a adotarem as respostas trazidas pelo Ciliar Só-Rio Acre é o objetivo principal da derradeira fase do projeto. Após o encerramento, previsto para dezembro próximo, é a vez de um amplo programa de extensão florestal que se valerá das importantes informações obtidas.
Afinal, tudo terá sido em vão se o conhecimento obtido não for transformado em diretrizes municipais.
Com a palavra, então, os ilustres vereadores.


* Professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Engenheiro Florestal, Especialista em Manejo Florestal e Mestre em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre