domingo, 11 de setembro de 2011


Ciliar Só-Rio Acre será debatido com Vereadores de Capixaba

Depois de ser discutido com os vereadores de Porto Acre e do Quinary o projeto Ciliar Só-Rio Acre será apresentado para avaliação dos vereadores do município de Capixaba. O projeto é fruto de uma parceria com a Unesp e conta com orçamento de 200 mil reais oriundos do CNPq.
Com esse recurso foi possível mapear, com emprego de imagens de satélite atualizadas, a realidade da mata ciliar em cada uma das oito cidades
abastecidas pelo rio.
Foram produzidos um conjunto de 16 mapas, sendo dois para cada cidade. O primeiro mapa fornece uma idéia do grau de desmatamento existente na margem do rio e o segundo define os trechos, considerados mais críticos, para restauração florestal imediata.
Também foi possível realizar um inédito Inventário Florestal em toda vegetação existente na mata ciliar, para se calcular as 20 espécies de maior IVI-Mata Ciliar, um indicador, igualmente inédito, concebido pela equipe de
pesquisadores e que define quais as espécies florestais nativas deverão ser
usadas em projetos de restauração florestal.
Finalmente, o projeto prevê a realização de um amplo Programa de Extensão Florestal para discutir com os vereadores a elaboração e aprovação de uma Lei Municipal da Mata Ciliar, com objetivo de levar para as administrações municipais a atuação com mata ciliar.
Na próxima quarta-feira, dia 14 de setembro, pela manhã em Capixaba será o momento oportuno para conhecer as informações que os pesquisadores da UFAC têm sobre a mata ciliar do Rio Acre em Capixaba. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre