terça-feira, 5 de abril de 2011

Mas, o que vem a ser Seqüestro de Carbono ...

VINÍCIUS NUNES HONÓRIO DA SILVA * 

É a retirada de grandes quantidades de dióxido de carbono, CO², da atmosfera do planeta. Essa retirada ocorre com a ajuda dos oceanos, que produzem oxigênio no lugar do carbono, e por meios terrestres (interação Solo + Vegetação).
No oceano isso é feito basicamente pela ação dos filoplânctons e sua fotossíntese. Nas florestas ocorre algo semelhante, isto é, através do processo natural de fotossíntese o carbono é capturado e o oxigênio liberado.
A ação antrópica, entendida como toda interferência humana na natureza, está entre as principais causas das maiores emissões de carbono. Com ampliação dessa aça antrópica ocorreu proporcional aumento de emissões de gases a níveis insustentáveis. Gases oriundos em especial da queima de combustíveis fósseis como o petróleo e seus derivados.
Para deter ou, pelo menos, normalizar esses índices, o Protocolo de Kioto reconheceu o termo ‘’Sequestro de Carbono‘’, com o objetivo de alertar sobre o risco das emissões desenfreadas e sua contribuição para o efeito estufa.
Para entender todas as consequências de uma liberação exagerada de carbono é preciso antes analisar seu ciclo, que se divide em 2 partes: Geológica e biológica.
É válido afirmar que o carbono possui importância na vida dos seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e alguns inorgânicos. É de fundamental ajuda para equilibrar a respiração dos seres vivos, que fornece como resultado o dióxido de carbono.
O gás carbônico encontra-se em quantidades baixas na atmosfera, cerca de 0,03 %, por isso ele é incorporado aos seres vivos cada vez que estes utilizam o CO² do ar, oriundo de processos fotossintetizantes.
O carbono nas plantas pode seguir 3 caminhos distintos: ser devolvido para a atmosfera em forma de CO² através da respiração, ser incorporado pela via cadeia-alimentar, ou ainda, retornar para a forma de CO² por conta da morte e decomposição de organismos vegetais e animais.
Já nos animais o carbono pode ser devolvido a atmosfera através dos seguintes processos: através da respiração, passagem para outros animais via nutrição e pela morte e decomposição de animais.

Contribuição das Florestas no seqüestro e na estocagem de CO²

Enormes quantidades de carbono são armazenadas naturalmente na floresta por árvores e por outras plantas, assim como no solo da floresta. Como parte da fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, armazenam o carbono como açúcar, amido (carboidrato) e celulose. O carbono é armazenado e liberado continuamente dependendo da planta e da fase de sua vida naquele momento.
As florestas são, dessa maneira, como “lojas de dióxido de carbono”, mas entretanto, a estocagem do CO², que é o resultado mais importante para minimizar o efeito estufa, ocorre somente quando elas crescem no tamanho, ou como dizem os técnicos, em biomassa. O contrário acontece em uma queimada, em que uma floresta liberará rapidamente o CO² estocado para a atmosfera.
A intensidade com que as florestas podem sequestrar  carbono excede a taxa em que a floresta libera CO² pela combustão fóssil florestal (carvão, óleo e gás natural), ou seja, o balanço é positivo: florestas tiram mais CO² da atmosfera.
Finalmente, é fundamental que o homem do século 21 altere sua forma de olhar as florestas, deixando de vê-la como um impedimento ao crescimento e sim como uma solução para garantir esse crescimento.
Por isso tendo 2011 sido declarado pela ONU como: Ano Internacional das Florestas, é importante que os países invistam recursos financeiros para a conservação das florestas contribuindo para o sequestro de carbono e a reestruturação dos ecossistemas florestais mundiais.


* bolsista do projeto e acadêmico de eng. florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre