segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inventário Florestal - fase II


              A partir do mapeamento dos fragmentos florestais corrente ao longo do Rio Acre, foi possível planejar a realização do Inventário Florestal nessa área. Foram aplicadas técnicas de Amostragem Aleatória Estratificada e amostras do tipo conglomerados, metodologia indicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, pela Funtac e recomendada pelo Serviço Florestal Brasileiro. 
As parcelas primarias, tinham formato retangular, com 20ha (1.000m x 200m). Dentro destas, existiam sub-parcelas de 0,25ha (250m x 10m), sendo estas as inventariadas.
Unidade amostral usada no inventário florestal

           O Inventário Florestal abrangeu toda área de fragmento de vegetação original  corrente ao longo da mata ciliar. Esta fase do projeto foi realizada por equipe do projeto treinada e dirigida por engenheiro florestal. As árvores dentro das sub-parcelas foram medidas e identificadas, além de serem plaqueteadas e localizadas através de coordenadas geográficas com o auxilio de GPS.

Equipe de campo realizando o inventário

Obtenção da altura media das árvores

Plaqueamento das espécies

Corte na casca da árvore para facilitar sua identificação botânica
        Desta fase do projeto serão obtidas múltiplas informações ate o final do projeto, como a lista de espécies para recuperação de mata ciliar para cada município. Através destes dados somados aos dados do mapeamento temático, em escritório, foram escolhidas as áreas mais críticas de cada município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre