segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Recuperação do Rio Acre e prioridade para o governo

Alana Chocorosqui *

Os últimos dias tem sido de intensas atividades entre os senadores da bancada federal do Acre, isso porque estava sendo discutidas as emendas que comporão o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012 a 2015 em nosso estado.
No ultimo dia 15 foi divulgada na imprensa local, escrita e televisionada, as dez emendas que serão prioridades, entre elas, temos a Revegetalização da Bacia Hidrográfica do Rio Acre, com um orçamento por volta dos 60 milhões de reais.  A votação do relatório final está prevista para dezembro, sendo que sua aprovação pelo Congresso, também ocorrerá em dezembro, até o fim da sessão legislativa de 2011.
Com essas noticias, é possível perceber que a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos para nossa população também chegou até nossos legisladores, sendo possível perceber o trabalho destes para a mudança do quadro de degradação de nossos rios.
Em fase de finalização, o projeto Ciliar Só Rio Acre já visitou as oito câmaras municipais dos oito municípios cortados pelo Rio Acre, apresentando a estes técnicas e informações adquiridas nestes últimos três anos, a fim de que cada município pudesse tomar a iniciativa de legislar de modo a proteger esses recursos hídricos. Os primeiros resultados já estão surgindo, e o rio começa a fazer parte dos projetos do Estado.
Sendo assim, desde já o projeto se dispõe a contribuir para essa discussão, a fim de que se possam obter os melhores resultados possíveis, afirmando que a associação da universidade, através de projetos como estes, ao poder público, gerarão benefícios científicos, técnicos e ambientais para todos os envolvidos que buscam através dessas ações a sustentabilidade.

*Alana Chocorosqui é pesquisadora júnior do projeto Ciliar Só Rio Acre e acadêmica do 100 período de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre