sábado, 25 de junho de 2011

Ciliar Só-Rio realiza palestra de convencimento

               Com a conclusão de suas pesquisas o projeto Ciliar Só-Rio Acre quer apresentar para a sociedade o que os pesquisadores descobriram na mata ciliar, desse que é a principal fonte de água para os oito municípios acrianos onde se encontra maioria da população. 
            Com recursos do CNPq equivalentes a R$ 200.000,00, o projeto Ciliar Só-Rio Acre, executado pela Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre, proporcionou uma série de estudos sobre a mata ciliar do Rio Acre. Não seria nenhum exagero afirmar que a faixa de dois quilômetros de largura nas margens esquerda e direita do rio, área abrangida pelos estudos, em nenhum outro momento havia sido estuda na intensidade atual.
         Ocorre que os estudos, ao focar seu objetivo na mata ciliar pode detalhar seu atual estágio de degradação, por meio da elaboração de um conjunto de 16 mapas, sendo dois para cada um dos oito municípios envolvidos, que são cortados pelo Rio Acre, nos quais se diagnosticou as áreas antrópicas e identificou os trechos mais críticos considerados emergenciais para restauração florestal.
        A PALESTRA DE CONVENCIMENTO foi elaborada com o propósito de demonstrar aos interessados, que podem ser estudantes, professores e autoridades, que é possível discutir o tema da mata ciliar com o rigor técnico que o tema merece.
             Afinal, esta na mata ciliar do Rio Acre a resposta para, por exemplo, o valor que o consumidor paga todo mês pela água que consome em sua residência. Com também esta na mata ciliar a resposta para quase inexistência de peixes no rio. Finalmente, esta na mata ciliar a resposta para as alagações e secas extremas cada vez mais comuns na nossa realidade.  

Contate nossa equipe pelos e-mails alanacfernandes@yahoo.com.br ou oliveiraats@hotmail.com que teremos muito prazer em fazer uma apresentação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Ciliar Só Rio Acre

Livro Ciliar Só Rio Acre